Essência

Desde o seu início a TerriuS assumiu um compromisso de elevado sentido de responsabilidade social e de promoção da economia circular.
Procuramos uma produção sustentada com vista à excelência da qualidade e à conservação dos recursos naturais. Procuramos desenvolver programas gastronómicos e produtos que despertam sensações inesquecíveis, para partilharmos consigo o melhor que a Natureza nos pode dar.

A nossa história

A TerriuS nasce na Serra de S. Mamede – Alto Alentejo, uma das maiores reservas de biodiversidade da Península Ibérica, tendo como principal objetivo a produção sustentada, a conservação e a comercialização dos produtos silvestres, dos frutos e dos hortícolas de excelência originários da região.
Recorremos a processos de transformação simples, como a desidratação, a moagem e a elaboração de conservas naturais, preservando as características únicas das matérias-primas, para levar ao mundo os sabores e aromas originais desta terra.

A nossa missão

A missão da TerriuS passa pela valorização dos produtos locais, com base num desenvolvimento local sustentado que promova a preservação do património natural e o reconhecimento da região.

A TerriuS trabalha diariamente no desenvolvimento de novos produtos com base na qualidade e excelência das matérias-primas locais, que tendo a inovação e a imagem como fatores diferenciadores, permitam a valorização dos seus produtos e da região Alentejo.

Como tudo começou

A ideia surge no início do ano de 2011, alavancada pela vontade de construir um projeto diferenciador e inovador no sector agroalimentar em Marvão, com base no estabelecimento de parcerias locais de confiança e comércio justo com os pequenos produtores e as indústrias transformadoras da região.

Espaço TerriuS

A TerriuS está sediada no Moinho da Cova, um antigo moinho de água junto à Praia fluvial do rio Sever, na povoação da Portagem, concelho de Marvão.

A reconversão deste antigo moinho, em equipamento de interpretação ambiental e cultural, permite dar a conhecer uma atividade secular e de elevada importância para a região – a moagem –, ou não fosse o Alentejo o celeiro de Portugal.

O Moinho da Cova, com uma localização privilegiada no centro de lazer da Portagem, passagem obrigatória para quem pretende aceder a Marvão ou deslocar-se entre Portalegre e Espanha, tem por objetivos apoiar o turismo, a cultura e as tradições locais.

Este edifício é constituído por 2 andares: anteriormente moinho no piso inferior e casa do moleiro no piso superior. Atualmente o piso inferior alberga uma loja e exposição permanente, permitindo que “miúdos e graúdos” possam conhecer e reviver o passado, ajudando-os a melhor compreender a história e o dia-a-dia de um moinho de grão com algumas centenas de anos! E o piso superior que dispõe de salas para exposições e ações de promoção dos produtos e da região.

Este antigo moinho de água foi recuperado pelo Município de Marvão ao abrigo de um Projeto Transfronteiriço de dinamização do Tejo Internacional e cofinanciado pelos fundos comunitários do programa Feder.

Seja dentro do moinho ou no seu magnífico jardim, a TerriuS organiza programas de Turismo Gastronómico, nomeadamente, picnics, show cookings ou aulas de cozinha com base nos produtos e vinhos da região.

Moinho da Cova

Neste antigo e recuperado Moinho de água, junto ao Rio Sever em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede, aos pés do Castelo de Marvão, temos espaços interiores e exteriores onde as experiências se tornam inesquecíveis!